Bem-vindo ao "Faça em Casa". O site criado com o propósito de ensinar-lhe novas coisas, que podem ser usadas, para criar e consertar coisas em casa, em trabalhos, e/ou aprendizado escolar, e também quem sabe até para poder criar um negocio próprio.

Semáforo Digital

Temos aqui um circuito de semáforo digital didático com apenas 3 integrados, e que facilmente pode ser adaptado para excitar lâmpadas de maior potência ou mesmo funcionar de modo temporizado, com tempos diferentes para cada fase.

O circuito representa um semáforo no cruzamento de duas ruas (A e B), devendo prever portanto quatro diferentes condições: verde para a rua A e vermelho para a B, amarelo para A e vermelho para B, vermelho para A e verde para B, vermelho para A e amarelo para B.

Para conseguir quatro situações diferentes utilizamos um circuito divisor por 2 (contador de 0 a 3) formado por dois flip-flops JK, conforme observamos pelo diagrama esquemático.

A cada estado do contador (0, 1, 2 e 3) devemos associar apenas uma situação dos semáforos, ou seja, uma lâmpada acesa para a rua A e outra para a B. Essa associação é feita através de um circuito combinacional (formado por 4 portas E).

Para a visualização utilizamos leds coloridos, o que não impede que lâmpadas de maior potência sejam acionadas através de relés ou mesmo de transistores.

Como o sinal de clock é gerado por um 555 astável, caso você queira modificar o tempo de atendimento de cada led basta alterar o valor de Cl (aumentando o valor aumenta também o tempo). No projeto original o semáforo muda de fase a cada 2 segundos aproximadamente.